Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Notícias
Amor, Silêncio, Escuta, Palavra. Bênção abacial de D. Rafel Barruè i Broch
11 julho 2024

Na festa do nosso Pai São Bento, quinta-feira, 11 de julho, no Mosteiro de Santa Maria de Poblet ocorreu a bênção abacial de D. Rafael Barruè i Broch, como novo abade do nosso mosteiro, conferida por D. Mauro-Giuseppe Lepori, abade geral da Ordem de Cister.
A celebração contou principalmente com a presença do novo bispo de Girona e do ex-abade do Mosteiro, D. Octavi Vilà; do Arcebispo de Tarragona, D. Joan Planellas; do Arcebispo de Urgell, D. Joan-Enric Vives; do Cardeal Arcebispo de Barcelona, D. Joan Josep Omella, e numerosos bispos das dioceses da Catalunha. Participaram também abades, provinciais de diversas congregações, sacerdotes, abadessas e freiras, bem como numerosos familiares de D. Abade Rafael, fiéis e amigos do mosteiro que quiseram estar presentes neste dia tão especial. Participaram também numerosos monges e monjas das comunidades cistercienses da Catalunha: Vallbona, Valldonzella, Boulaur, Solius; França: Boulaur, Lérins.
Entre os momentos significativos da celebração, típicos do rito de bênção de um abade, foram cantadas a ladainha de Todos os santos com o D. Rafael prostrado no chão, e a entrega do livro da Regra de São Bento, o anel, a mitra e o báculo. Posteriormente, um dos momentos mais emocionantes da celebração aconteceu quando o abade, que acabava de ser abençoado, recebeu o beijo da paz do abade geral da Ordem, dos outros prelados, dos monges da nossa comunidade e das madres abadessas presentes.
O novo abade de Poblet nasceu em 31 de agosto de 1966, na cidade valenciana de Vila-real, Castellón. Formou-se em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência, ingressou no mosteiro de Poblet no ano 2000, onde professou a profissão em 11 de julho de 2005. Posteriormente foi enviado pelo Abade Josep Alegre a Roma para prosseguir os estudos, onde se formou em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em 2009. Depois de completar os três anos de licenciatura em Roma, regressou a Poblet e foi ordenado sacerdote em 2010. Imediatamente depois assumiu a função de mestre de noviços, que desempenhou com muito cuidado, orientando a formação dos monges mais jovens especialmente no amor à Lectio Divina, no zelo na oração e no trabalho; ele também praticou a atenção aos hóspedes.
Foi nomeado prior de Poblet em 20 de março de 2016, cargo que ocupou até 22 de abril de 2024, data em que foi eleito abade de Poblet em substituição ao ex-abade Octavi Vilà, nomeado bispo de Girona pelo Papa Francisco.
Após a bênção da abadia, os participantes na cerimónia partilharam a alegria deste evento com a comunidade, celebrando com um almoço de pé no claustro do mosteiro. A luz dourou as pedras brancas do claustro, acentuando a sua arquitectura com uma simplicidade e pureza fascinantes. Cada uma das quatro alas evocou uma das palavras de agradecimento que o novo Abade de Poblet pronunciou no final da missa, para recordar as necessidades deste novo serviço que a partir de hoje lhe foi confiado. As palavras do seu discurso foram: Amor, Silêncio, Escuta, Palavra.
Quatro palavras que fundaram a vida do monge e dinamizam a sua busca de Deus no quadro das quatro asas do chamado "paradisus claustralis" em latim.
Com D. Abade Rafael, a ascese e a espiritualidade monástica abrem-se à expressão artística e à contemplação estética, valorizando tanto a tradição como a inovação, integrando as riquezas da herança cisterciense com a sede que aflige o homem contemporâneo na sua busca espiritual.